“Por aplicações concretas e imediatas na sala de aula”

um estudo sobre livros que ensinam a ensinar (L. Mattos, RJ, anos 1960).

Autores

  • Vivian Batista da Silva Universidade de São Paulo
  • Keila da Silva Vieira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21344/iartem.v10i1-2.714

Palavras-chave:

Manuais pedagógicos, formação docente, sala de aula, métodos de ensino, Luíz Alves de Mattos

Resumo

No amplo e relevante conjunto das questões envolvidas com o tema da formação de professores, o presente artigo atenta para uma problemática específica, relativa aos modos pelos quais eles são ensinados a ensinar. Para tanto, examina os livros A linguagem didática no ensino moderno (1960) e O quadro-negro e sua utilização no ensino (1968), de Luiz Alves de Mattos, a fim de entender como o magistério na sala de aula é pensado. A investigação percorreu as páginas dos manuais estudados e enfocou em suas orientações, materialidade, tons e imagens estabelecidos. O artigo foi fundamentado em estudos sobre práticas de leitura e sobre a construção da “escola moderna” e dividiu-se em subtemas que discutem a problematização terminológica dos manuais pedagógicos e seus estudos, a vida e a representatividade do autor e a análise dos conteúdos inscritos nos manuais. Isso permitiu conhecer os temas tratados nestes dois livros, a bibliografia mobilizada, a imagem de sala de aula concebida pelo autor, assim como notar que Mattos, embora faça parte de um período considerado tecnicista da educação, permeia entre o campo da racionalização docente, do novo, bem como do ensino tradicional.

Biografias do Autor

  • Vivian Batista da Silva, Universidade de São Paulo

    Vivian Batista da Silva é Professora Livre-Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde leciona na Graduação e Pós-Graduação. Boa parte de suas pesquisas tomam manuais usados nas aulas da Escola Normal como objeto de estudo. Os estudos assumem uma perspectiva histórica, versam sobre a produção e circulação de saberes entre os professores e integram as principais publicações da autora, como é o caso dos Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (SP, Editora UNESP, 2018) e dos Livros que ensinam a ensinar (Curitiba, Appris, 2019).

  • Keila da Silva Vieira, Universidade de São Paulo

    Keila da Silva Vieira, realiza seu curso de Licenciatura em Letras na Universidade de São Paulo e, contando com Bolsa da FAPESP (2016-2017 / 2019-2020), estuda manuais pedagógicos escritos por Luiz Alves de Mattos no Brasil durante meados do século XX. Suas pesquisas e trabalhos apresentados em congressos examinam o conteúdo do texto, aspectos de sua produção, a trajetória do autor e a circulação de suas ideias.

Publicado

2019-08-04

Edição

Secção

Peer-reviewed research articles

Como Citar

Silva, V. B. da, & Vieira, K. da S. (2019). “Por aplicações concretas e imediatas na sala de aula”: um estudo sobre livros que ensinam a ensinar (L. Mattos, RJ, anos 1960). IARTEM E-Journal, 10(1-2), 49-77. https://doi.org/10.21344/iartem.v10i1-2.714